sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ante Projeto - Condições Conceituais

Aspectos principais
O ponto de partida do projeto baseia-se nos cinco principais pontos de ações humanas realizadas em uma moradia.
Isto é,a partir da descrição de algumas ações diárias tracei os cinco fatores que seriam observados para o traçado da planta e do programa do projeto.
Ao invés de setorizar em cômodos, usarei o termo
“espaço para tal função”, o que torna os espaços mais permeáveis e flexíveis com uma maior diversidade de usos e mais funcional.

[dormir/comer/estudar/cozinhar/higiene pessoal/
Conversar/ver TV/usar internet/lavar roupas/fazer artesanato/trabalhar/namorar/descansar]



O principal aspecto projetual é integração de espaços, tornando este mínimo.
A idéia de integrar os espaços é muito interessante e funcional,
a cozinha pode se integrar a sala de estar e de jantar,assim como o quarto pode se integrar com o home office também.Gosto bastante da idéia de uma parede fixa central que possa ser o "ponto conector da residência" .Um dos projetos que posso citar como referência desse partido projetual é o Abito ( Inteligent Living Spaces ).

Outro partido projetual também é a batizada Casa Cubo,localizada em São Paulo,de autoria de Pablo Rosenberg e Marina Acayaba que exibe uma simplicidade formal as ao mesmo tempo grande funcionalidade contendo espaços internos de convívio familiar.A sala de estar de liga ao pátio dos fundos,que se liga a cozinha,lavanderia e pátio,tudo com isso apenas três paredes fixas.



Outro arquiteto que consegue alcançar essa integração sem fechamentos é Isay Weinfeld em seu projeto de residência também em São Paulo.
Ele utiliza de uma grande estante paralela ao espaço da ampla sala para "delimitar" o espaço. Funcional e esteticamente interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário