sexta-feira, 2 de abril de 2010

Ante projeto - Condições Físicas

A proposta do projeto
Baseia-se na construção de uma habitação social para população com renda de três a cinco salários mínimos,de 50m² com possibilidade de expansão para 60m² a 70m².

Localização
O bairro Jardim Itália localiza-se na região Oeste de Uberlândia de acordo com a localização abaixo no mapa geral de Uberlândia.

Mapa regional do bairro na cidade


Mapa de localização do terreno no bairro

Implantação
O terreno localiza-se na Rua Colônia, paralela a Rua Hamburgo. De acordo com a numeração o terreno denomina-se por número 29 e tem medida 10m x 25 m.

O terreno

Panorama geral do terreno escolhido


O terreno é marcado por haver um vazio em seu entorno. Faz vizinhança apenas com uma residência em sua fachada sul.
Até então o gabarito do bairro se faz por construções de um a dois pavimentos no máximo.
Em relação aos usos inicialmente predomina usos residenciais.

O loteamento Jardim Itália pertence à Zona Residencial 1.

Características da Zona Residencial 1
Lei 245 – Art. 60. Considera-se Zona Residencial 1 (ZR1) a região sul da cidade, a qual acomodará a função habitacional de forma mais restrita e de menor densidade que as demais.
Lei 245 – Art. 60. § 5º. Nos loteamentos aprovados antes da publicação desta Lei, situados na Zona Residencial 1 (ZR1), as edificações deverão ter no máximo dois pavimentos acima do nível do logradouro, independentemente do uso, excetuando-se desta restrição os loteamentos Shopping Park e Nova Uberlândia.
Art. 71. § 4º. Na Zona Residencial 1 (ZR1), o afastamento frontal será calculado de acordo com as seguintes regras:
I - Para edificações com até 02 (dois) pavimentos acima do nível do logradouro, 5m (cinco metros):
II - Para edificações com mais de 02 (dois) pavimentos acima do nível do logradouro, de acordo com a seguinte formula, sendo o mínimo de 5m (cinco metros)
AFR = H/5 + 3,00 , onde:
AFR = Afastamento Frontal; H é a medida, em metros, desde o nível médio do meio-fio, até o piso do pavimento mais alto da edificação, exceto casa de máquinas, caixa d’água e terraço com área coberta até 35% da laje.
Art. 72. § 2º. III - Na Zona Residencial 1 (ZR1) o afastamento lateral e de fundo será calculado de acordo com a seguinte formula, sendo o mínimo de 4,3m (quatro vírgula três metros):
ALF = H/5 + 2,5 , onde:
ALF = Afastamento Lateral e Fundo; H é a medida, em metros, desde o nível médio do meio-fio, até o piso do pavimento mais alto da edificação, exceto casa de máquinas, caixa d’água e terraço com área coberta até 35% da laje.

Estudo de Insolação e Ventilação

De acordo com a localização do terreno, a fachada norte e leste da residência recebem sol pela manhã, e sua fachada sul recebe o sol da tarde.
Predominantemente os ventos de Uberlândia direcionam-se pela posição nordeste, portanto a fachada oeste do projeto receberá maior ventilação.







Nenhum comentário:

Postar um comentário